![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjA0cqq7i05KhWyy0C1LFRHCwc0eDlOizuVzvTSdWUlj7A188vL3eBK1YvqMVMaZOs0_YS-u28EsTxRvKBVbPigMQV37f1OmNuEJBrpT2i_rQHOC_yws1JGWIIB2peq0HQNUNkGcXvaW0fM/s400/pintura08.jpg)
Para conhecer um pouco sobre a Arte na Pré-história, a turma do 3º ano B está estudando as PINTURAS RUPESTRES, que eram as representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos, ou mesmo sobre superfícies rochosas ao ar livre. A arte rupestre divide-se em dois tipos: a pintura rupestre , composições realizadas com pigmentos, e a gravura rupestre, imagens gravadas em incisões na própria rocha.
Os pigmentos mais usados são o carvão, argilas de várias cores e minerais triturados. Os veículos para os pigmentos são de determinação mais difícil, mas presume-se que possam ter sido usados sangue, excrementos e gordura animal, ceras e resinas vegetais, clara ou gema de ovos e saliva humana.
Como nos tempos bíblicos o sangue era usado para marcar as roupas em sinal de um compromisso, os homens pré-históricos usavam sangue de animais e outros elementos da natureza para marcarem as rochas e o corpo com vários objetivos: expressar suas ideias, comunicar e demarcar seu território.
"E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus." Apocalipse 19:13
Nenhum comentário:
Postar um comentário