"Porque eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre
esta pedra única estão sete olhos; eis que eu esculpirei a
sua escultura, diz o Senhor dos Exércitos, e tirarei a
iniquidade desta terra num só dia." Zacarias 3:9
esta pedra única estão sete olhos; eis que eu esculpirei a
sua escultura, diz o Senhor dos Exércitos, e tirarei a
iniquidade desta terra num só dia." Zacarias 3:9
Os alunos e alunas do 4º B começaram um estudo sobre Esculturas Modernistas e sobre o artista Rodin.
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Autorretrato de Auguste Rodin |
O escultor francês Auguste Rodin, nascido
a 12 de novembro de 1840, foi o principal representante do
movimento de renovação da escultura no século XIX. Sua obra seguiu
caminhos paralelos aos da pintura impressionista, sua contemporânea, e
foi a partir das criações de Rodin que iniciou-se verdadeiramente a
tradição moderna na escultura. Estas inovações só foram possíveis a
partir das teorias desenvolvidas pelo impressionismo e sua nova maneira
de encarar o papel da luz nas obras de arte.
A contribuição de Rodin inovou a
técnica escultórica em diferentes sentidos. Primeiro incorporando em
suas criações exatamente os princípios da pintura impressionista,
deixando suas obras sempre com um aspecto inacabado, esboçado, o que
representava uma ruptura com as técnicas “realistas” consagradas na
escultura e abrindo caminhos para técnicas mais propriamente
modernistas, como o expressionismo. Em segundo lugar houve a intenção
clara de representar os momentos e gestos fugazes de seus modelos – o
que era por si só uma extensão dos próprios temas impressionistas de
retratar a vida cotidiana em seus pequenos gestos e momentos
transitórios. Era uma inovação significativa em comparação com os temas
históricos, mitológicos ou alegóricos do neoclassicismo e do romantismo
que dominavam totalmente as técnicas escultóricas.
Por fim, e esta talvez tenha sido a
mais importante contribuição de Rodin, ele introduziu pela primeira vez
na escultura a percepção da luz nas obras – ideia extraída também das
descobertas impressionistas -, passando a modelar suas esculturas em
função da luz a qual ela seria exposta. Foi uma inovação extraordinária,
pois pela primeira vez, um escultor se preocupava – e esta preocupação
se refletia em uma técnica - não com o aspecto geral da obra em si
mesma, mas com ela em relação direta com o tipo de luz do ambiente em
que ela estaria exposta.
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Exemplo das chamadas"obras inacabadas" |
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"O Pensador" Obra mais famosa de Rodin |
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